quinta-feira, 27 de outubro de 2011

HISTOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular consiste no coração, nos vasos sanguíneos e no sangue. Suas funções principais são o transporte do sangue e a proteção do organismo.



CORAÇÃO

É uma bomba que impulsiona o sangue para todas as partes do organismo e é composta por quatro câmaras.

 

As três camadas que constituem a parede do coração são: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.

1.       Epicárdio ou Túnica Adventícia: é a camada mais externa da parede do coração, também denominado camada visceral do pericárdio, sendo constituída por um tecido epitelial simples pavimentoso (mesotélio), e a camada subepicárdica de tecido conjuntivo frouxo, que contém vasos coronários, nervos e gânglios.
2.       Miocárdio ou Túnica Média: é a camada média espessa do coração, formado por tecido muscular estriado cardíaco.
3.       Endocárdio ou Túnica Íntima: camada interna da parede do coração, formada por tecido epitelial simples pavimentoso e pelo tecido conjuntivo subendotelial.




 



Esqueleto Fibroso do Coração

     São septos membranosos, trígonos fibrosos e anéis fibrosos.

É constituída por tecido conjuntivo denso não modelado e em determinadas regiões, aparecem zonas de cartilagens fibrosas. Tem como função servir de sustentação estrutural para o coração e locais de inserção para o miocárdio, assegurando um batimento rítmico e cíclico do coração.

Válvulas Cardíacas

 É constituída por tecido conjuntivo denso contendo fibras colágenas e elásticas (no centro), revestida nas suas duas faces por uma camada endotelial. 

Nodos Cardíacos

     É um sistema próprio que o coração possui para gerar estímulos e transmitir a excitação produzida. Esse sistema é constituído por dois nodos localizados no átrio. O nodo sinoatrial e o nodo atrioventricular, e por um feixe, o chamado feixe atrioventricular.

*Estas células têm um ou dois núcleos, como as fibras do miocárdio, mas possuem o citoplasma muito rico em glicogênio e pobre em miofibrilas, que se localizam somente na periferia do citoplasma. 


VASOS SANGUÍNEOS

A.   Artérias: são vasos que carreiam o sangue a partir do coração. São classificadas em três tipos com base em seu tamanho relativo e/ou características morfológicas:

§  Artérias elásticas (condutoras)

Predomínio de fibras elásticas na túnica média, não sendo possível visualizar as membranas limitantes elásticas internas e externas. Ex.: a Aorta e os ramos que se originam do mesmo (a artéria carótida comum e a artéria subclávia), as artérias ilíacas comuns e o tronco pulmonar.

§  Artérias musculares (distribuidoras)
Predomínio de fibras musculares lisas na túnica média, sendo possível individualizar a membrana limitante elástica interna e externa.

§  Arteríolas
Predomínio de fibras musculares lisas formando até três camadas, sem membrana limitante elástica interna ou externa.



B.  Veias: são vasos que levam o sangue de volta para o coração. São classificados em três grupos, com base em seu diâmetro e espessura de sua parede:

§  Veias de pequeno e médio calibre (fibrosas): Predomínio de tecido conjuntivo com fibras colágenas na túnica adventícia.

§  Veias de grande calibre (musculares): Predomínio de fibras musculares lisas na túnica adventícia.


C.   Capilares: são compostos por uma única camada de células endoteliais e são os menores vasos sanguíneos, diferindo-se por sua localização e estrutura. São classificados em três tipos:

§  Contínuos: não tem poros e nem fenestras em sua parede, estão presentes nos tecidos musculares, nervoso e conjuntivo.

§  Fenestrados: possuem poros (fenestras) em suas paredes, os quais são cobertos por diafragmas, são encontrados no pâncreas, nos intestinos e nas glândulas endócrinas.


§  Sinusoidais: possuem células endoteliais e lâmina basal descontínuas e contêm muitas fenestras grandes sem diafragma, aumentando as trocas entre o sangue e o tecido, são encontrados na medula óssea, no fígado, no baço, em algumas glândulas endócrinas.



SANGUE

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. Ele é produzido na Medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico. O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), Eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) e Plaquetas.


a)   Hemácias
Função: realizar a respiração celular, ao transportar oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina. São estocadas no baço, que por sua vez tem duas funções: liberar hemácias sadias (por ex., ao se fazer esforço físico) e destruir hemácias velhas, reciclando a hemoglobina.
*Em mamíferos são anucleadas (sem núcleo), o que reduz sua meia-vida para 120 dias.


 

 
Os leucócitos formam verdadeiros exércitos contra os microrganismos causadores de doenças e qualquer partícula estranha que penetre no organismo: vírus, bactérias, parasitas ou proteínas diferentes das do corpo. Eles também "limpam" o corpo destruindo células mortas e restos de tecidos. → função: imunológica ou de defesa do organismo.

*São classificados em
neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos, linfócitos. Cada qual tem uma função específica e um mecanismo diferente de combater um agente patogênico (bactérias, vírus etc.).


c)       Plaquetas
*São fragmentos de células da medula óssea chamada megacariócitos.
Função: realizar a
coagulação sanguínea.


d)       Plasma
Função: transporte de hemácias, leucócitos, plaquetas e outras substâncias dissolvidas, como proteínas (albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; anticorpos; fibrinogênio); nutrientes (glicose, aminoácidos, ácidos graxos); excretas (ureia, ácidos úricos, amônia); hormônios (testosterona, adrenalina); imunoglobulinas (ou anticorpos); sais/íons (sódio, potássio); gases (na forma de ácido carbônico ou H2CO3). O plasma transporta essas substâncias por todo organismo, permitindo às células a receber nutrientes e excretar e/ou secretar substância geradas no metabolismo.
*Composição: cerca de 90% de água; 10% outras substâncias.

  • Coagulação sanguínea

    É o processo pelo qual podemos controlar e estancar sangramentos.

    Funções do Sangue:

    1. Transporte de gases (O2 e CO2).
    2. Transporte de alimentos para as células.
    3. Coleta das excreções celulares.
    4. Circulação de hormônios.
    5. Defesa.
 
 
 
 
 
 

Alunos: Adriele Thayane, Hellen Daiane, Júnior Verdivaldo, Lucir Campos, Raíza Fernanda.




 
Referências Bibliográficas:
JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 10ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.
GARTNER L. P.; HIATT, J. L. Tratado de Histologia em cores.  3ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007.

*Figuras retiradas do livro Histologia Básica.